Rio de Janeiro terá centro voltado para data centers, IA e energia

Dedicado a pesquisas com IA, data center e transição energética, o centro deverá estar funcionando até o segundo semestre


A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Fórum Econômico Mundial anunciaram o desenvolvimento de um local voltado para pesquisas com inteligência artificial, data center e transição energética, que entrará em funcionamento até o segundo semestre de 2025.


O Centro Afiliado para a Quarta Revolução Industrial (C4IR Rio) será montado no Porto Maravalley, na Região Portuária do Rio. Sua implantação terá investimento de US$ 3 milhões de dólares por três anos, sendo um milhão a cada ano.


A novidade foi anunciada nesta segunda-feira, quando o prefeito Eduardo Paes e a diretora para América Latina do Fórum Econômico Mundial, Marisol Argueta de Barillas, assinaram o acordo para o desenvolvimento do centro.


"Com o nosso projeto da Quarta Revolução, identificamos, junto ao prefeito Paes e ao vice-prefeito Cavaliere, que o Rio tem essa visão. A cidade reúne todos os fatores que tornarão esse projeto um sucesso. Estamos muito confiantes de que o Centro da Quarta Revolução, aqui, trará benefícios à economia, às pessoas e ao planeta", comentou Marisol.


De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o Centro da Quarta Revolução conversa diretamente com o projeto Rio AI City, que tem o objetivo de criar no Rio o maior hub de data centers da América Latina e em um dos dez maiores do mundo, com infraestrutura voltada à tecnologia sustentável.


"O que o Rio está dizendo é: nós reunimos as melhores condições. Temos capital humano de muita qualidade, cabos submarinos conectando com Europa, África e Estados Unidos E temos energia abundante, limpa. E esse é mais um ativo para consolidarmos o Rio como capital da inteligência artificial", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Read Also
New CPC Solution Tackles Growing Liquid Cooling Needs for AI
Waste heat from Météo France supercomputers to be used in Toulouse district heating system
Stack secures AU$1.3bn green financing in Australia to fund Melbourne campus

Research